A natação é um esporte muito recomendado para pessoas com diferentes objetivos, mas antes de tudo é indicado fazer um check up médico para saber se não há nenhuma restrição quanto à prática desse esporte.

É um esporte muito recomendado também para melhorar o sistema cardiovascular, o condicionamento físico, para melhorar a qualidade de vida, criar um maior convívio social e é recomendado para pessoas que não podem praticar exercícios com impacto devido alguma lesão ou outros motivos.

Para as pessoas que possuem um objetivo mais competitivo no aprendizado dos 4 estilos, é muito indicado para quem possui problemas respiratórios como a asma e a bronquite, problemas de escoliose na coluna e muitas outras recomendações. Inclusive as aulas de natação liberam alguns hormônios que combatem diversas doenças segundo alguns estudos.

Antes de qualquer coisa, converse com seu médico e também com um profissional de natação habilitado para esta função.

Para que ela serve:

Para os bebês, o principal objetivo da natação, nesse momento, é estimular a coordenação motora e o desenvolvimento de várias áreas (tato, audição, olfato, visão, entre outras). Isso faz com que a criança mais tarde seja muito bem adaptada ao ambiente aquático e também leve essa coordenação motora para outras áreas da sua vida.

Para as crianças um pouco maiores, vamos estimular as suas habilidades de nado, não cobrando a técnica, mas explorando a sua coordenação e desenvolvimento, cada um dentro da sua individualidade. Com o passar do tempo, vamos trabalhando outras capacidades que variam de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento maturacional de cada criança e adulto.
Claro que aprender os 4 nados é um objetivo, mas antes disso, devemos cuidar com o desenvolvimento pessoal de cada um e também os seus objetivos a serem alcançados.

Saber nadar não é somente o fato de praticar o esporte, mas é um aprendizado que estimula a autoconfiança de crianças, adolescentes e adultos além de beneficiar a saúde de várias maneiras.

Texto adaptado do site www.raiaoito.com.br e escrito por Méjori Cristina Berton Ribeiro- Bacharel em Educação Física- CREF: 026156-G/PR

WhatsApp chat