Sobre a idade mínima para a prática de natação, temos alguns pontos importantes a serem analisados:

⦁ A recomendação do médico pediatra do bebê para que não haja nenhuma preocupação é de extrema importância, além disso, devemos esperar um período de 4 a 6 meses para que o sistema imunológico da criança já esteja mais preparado. Sendo assim, desde que a criança não tenha nenhuma restrição médica, a prática da natação pode começar aos 6 meses de idade. Sim, aos 6 meses!
⦁ Essa é uma idade que tem as suas particularidades e pontos positivos, como por exemplo, o fato da criança ainda carregar consigo alguns reflexos da época em que viviam no útero da mamãe. Isso ajuda muito na prática desse esporte. O ambiente aquático para receber  esse bebê que entra na água com papai ou mamãe deve estar bem preparado, a temperatura e o tratamento da água, além de toda estrutura externa para as boas vindas, parte de trocar de roupa, tomar banho e coisas do gênero.
⦁ Aqui na academia temos turmas de bebês a partir dos 2 anos de idade.

Para as meninas/mulheres o traje adequado é o maiô, touca e óculos; já para os meninos/homens é necessário sunga, touca e óculos.
Além disso, para os bebês que começam a natação e ainda não tem controle para fazer suas necessidades é recomendada a utilização de fraldas específicas para entrar na piscina por baixo do maiô (para meninas) e da sunga (para meninos).

Texto adaptado do site www.seupediatra.com.

 

WhatsApp chat