Hidroginástica

Vantagens

  • Melhora dos níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares;
  • Aumento da circulação sanguínea e da resistência do sistema cardiorrespiratório;
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e bumbum;
  • Quem faz hidroginástica melhora a flexibilidade das articulações;

Riscos

  • Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema;
  • Como a hidroginástica é uma atividade particada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso quase que elimina os impactos muscular e das articulações;
  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto. Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 – idade = freqüência cardíaca máxima (100%). Na dúvida, consulte um médico.

Período mínimo para fazer efeito

  • Para se perceber os benefícios da hidroginástica é preciso praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana, 45 minutos por dia, durante 3 meses;
  • Para um melhor desempenho cardiovascular, a frequência desejada é entre 70% e 85%. Para queimar gordura e perder peso, a frequência cardíaca ideal é entre 55% e 70%.

Gasto calórico médio

  • De 260 a 400 kcal/hora.

Quem deve fazer

  • A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem praticá-la;
  • Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular;
  • Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.

FONTE: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI129597-EI1726,00.html

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