Origem do Muay Thai

Muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional.
É conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.
Independente do contexto pelo qual o Muay Thai tem início, sabe-se que a arte é descendente do Muay Boran, a luta das nove armas (punhos, pernas, joelhos, cotovelos e cabeça) que marcou a história do Ocidente.
O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais.
A palavra Muay Thai significa “Arte Livre”.
O grande lutador da história foi Nai Khanom Tom, considerado o “criador do muay thai”, uma figura chave da história tailandesa. Com isso, o dia 17 de março é considerado o Dia do Muay Thai no mundo.
Na década de 70 o grande Karateka Holandês Jan Plas foi para o Japão para se aperfeiçoar, quando trava contato com o Mestre Kenji Kurosaki, que já estava totalmente engajado no KickBoxing Japonês e como conseqüência direta, Jan Plas introduz o Muay Thai na Holanda.
O Muay Thai foi introduzido no Brasil no final da década de 70 pelo prof. Nélio Naja Borges, Mestre de Tae Kwon Dô, a partir do seu empenho e pioneirismo surgiram grandes nomes do Muay Thai nacional, como Flávio Molina (in memorian), o difusor no Brasil, formando nomes como, Marco Ruas, Eugenio Tadeu dentre outros, Rudimar Fedrigo (Diretor da equipe Chute Boxe – PR), formando alunos como Anderson Silva, José Pelé Landi, Wanderlei Silva, Rafael Cordeiro, Mauricio Shogun dentre outros, Luis Alves (Diretor da Equipe Boxe Thai – RJ), formando alunos como Artur Mariano, Vitor Belfort, Minotauro, Minotouro, dentre outros, Paulo Nikolai (Diretor da Equipe Nikolai Brasil – SP), e etc.

– Fred Bordes Weber (Instrutor)
o Fred é certificado pela APL- Associação Paranaense de Lutas e faz parte da American Beach Muay Thai- ABMT a maior equipe da cidade.

Deixe uma resposta